segunda-feira, 5 de setembro de 2011

MORRE O SIMBOLA NACIONAL DAS CORRIDAS AOS 99 ANOS

                                                        


VEJA UMA DAS ÚLTIMAS REPORTAGENS COM O MITO

Tuplet, o maratonista mais velho do mundo
Luciana Ackermann - O Globo Online


RIO - Apesar de seus 95 anos, Tuplet Seabra de Vasconcellos esbanja fôlego e disposição na hora de correr. Ele é campeão mundial dos 800, 1.500, 5.000, 10.000 metros cross e 10.000 metros pista, Tuplet tem colecionado títulos no Brasil e no exterior.
Começou a correr já veterano, aos 69 anos, meio por acaso. Sempre trabalhou na construção civil, mas, em 1981, recebeu o convite para participar da abertura de uma prova de veteranos, cuja faixa etária era de 40 anos, na cidade de Cantagalo, no Rio de Janeiro. Tal convite mudou o rumo da vida de Tuplet.
Mesmo sem nunca ter praticado esportes e sem consciência do que poderia lhe acontecer, ele não quis se limitar a ser um mero figurante na competição. De calças compridas e sapatos, ele participou da prova, de 12 quilômetros, e a venceu.
De lá para cá, ele não parou mais de correr. Recebeu uma proposta da prefeitura de Itaocara para deixar as obras e dedicar, exclusivamente, aos treinos e às provas. Não satisfeito com tamanha façanha, ele também passou a nadar.
- Não tenho dúvidas de que sou o corredor mais velho do mundo. Os médicos dizem que sou um fenômeno. Para dizer a verdade, eu também não sei da onde vem essa minha força. Talvez da mistura de raças. Minha mãe é francesa e meu pai português - arrisca Tuplet que quer correr até completar 100 anos.
Ele ainda destaca que nunca vai a consultas médicas exceto antes e depois de cada prova, quando passa pelas avaliações de rotina.
- Os médicos ficam espantados comigo porque minha pressão quase não sofre alterações durante as provas. Às vezes, chegam a me perguntar se eu não pego uma carona no meio trajeto. Nesses 26 anos de provas eu nunca desrespeitei nenhum regulamento, ressalta o atleta, que já participou de pelo menos 50 maratonas, 200 provas de 100 quilômetros. Disputou, pelo menos, três Jogos Mundiais para veteranos - no Japão, em 1993; nos Estados Unidos, em 1995; e na África do Sul, em 1997 - e cinco Campeonatos Sul-Americanos - três no Brasil, um no Chile e outro no Paraguai. Sempre liderando as provas de sua categoria.
Tuplet acorda bem cedo e treina em dias alternados. Costuma tomar uma colher de mel e, meia hora mais tarde, começa uma corrida de 30 quilômetros, que leva aproximadamente duas horas e meia. Ao voltar para casa, prepara um mingau de aveia com gema de ovo, que serve como lanche antes do almoço. No cardápio, massas, raízes e, vez por outra, peito de frango grelhado ou peixe. Carne vermelha nunca. À noite, antes de se deitar, toma apenas um copo de leite morno. Ele ainda compõe músicas e poemas.

Aqui fica a solidariedade, com os familiares, amigos e corredores que conheceram esse fenômeno, foi exemplo que nunca e tarde para começar, basta cuidar-se e ter muita disciplina.

2 comentários:

  1. Enquanto isso uma monte de jovens por aí sem buscar uma melhoria na qualidade de vida.

    Tuplet foi e é um exemplo a todos nós!

    Boas Corridas!!

    Alessandro
    http://blog42195.blogspot.com/
    @alesilvabr

    ResponderExcluir
  2. OLÁ FÁBIO E LUCIANA

    MUITAS VEZES VI NAS REPORTAGENS DA SÃO SILVESTRE (EM SÃO PAULO)NAS CORRIDAS DO RIO DE JANEIRO VÁRIAS MATÉRIAS COM TUPLET . OS REPORTERS O ENTREVISTANDO E COMENTANDO SOBRE A IDADE DELE E SEMPRE ACHAVA INCRÍVEL A VITALIDADE DESSE SENHOR. FICA AQUI MEUS SENTIMENTOS E RESPEITO A ESSE ATLETA.

    ResponderExcluir