sexta-feira, 30 de abril de 2010

PARTICIPAÇÃO DO CARLOS DORIO CUTINI - NA MARATONA DO FOGO CHILE

"MARATONA DE SANTIAGO CHILE.
Relato de sua Participação Carlos Dorio Cutini

Se perguntarem qual foi a minha classificação na corrida, a resposta certamente não seria a que todos gostariam de ouvir, mas foi com o objetivo de participar da corrida e passear que fomos eu e minha esposa (Valdete) para a Maratona Internacional de Santiago  Chile.
Apesar do terremoto, a cidade e seu povo nos acolheram com muita simpatia, alegria e hospitalidade. O povo chileno é muito parecido conosco, sua atenção com o turista e sua alegria em receber estrangeiros dispensa qualquer comentário.
A organização do evento começou a me impressionar e demonstrar respeito com o atleta/corredor já num primeiro instante em que fui pegar a camiseta e o kit, pois não gastei mais que cinco minutos do meu tempo.
Para quem não sabe, este evento consiste em três corridas simultâneas, com largada e chegada no mesmo local, ou seja, em frente ao Palácio do Governo Chileno (La moneda). Deste local, saem e chegam os atletas/corredores da Maratona (42 km), Meia Maratona (21 km) e 10 km.
Com temperatura variando ente 12ºC e 18ºC iniciamos nossa corrida as 08:15 horas do dia 11/04/2010 pela área central de Santiago, com presença maciça de brasileiros e estrangeiros e em número superior a 20.000 atletas/corredores. Aqui uma observação importante: as camisetas para cada modalidade possuem cores diferentes (azul, branco e vermelho) que formam as cores da bandeira do Chile e numa visão aérea o destaque fica ainda mais acentuado.
O percurso é bem plano e notei a preocupação da organização de que o trajeto estivesse na maioria do seu percurso em área de sombra, apesar do clima agradável. A hidratação ocorria a cada 5 km com água gelada e gatorade.
Notei também a maciça presença da população chilena nas laterais das vias incentivando os atletas/corredores, alem das inúmeras bandeiras do Chile postadas nas janelas dos prédios ou empunhadas pelo seu povo. (Verdadeiro exemplo de cidadania).
O belo e impressionante é a chegada das três modalidades de atletas/corredores (42km, 21km e 10km), pois nos últimos três quilômetros correm lateralmente por vias distintas, lado a lado, permitindo ao público presente assistir e aplaudir a chegada dos atletas/corredores destas três modalidades.
A área de dispersão se dá em frente ao Palácio de La Moneda onde são estendidos tapetes para relaxamento, farta distribuição de água, gatorade e frutas, sendo que pela primeira vez fiquei com meu chip de corrida. (detalhe não é o chip do Pedro ememem).
Também algumas coisas precisam ser melhoradas: retirada dos cachorros espalhados pela cidade inclusive entre os corredores; distribuir água em copos fechados para facilitar no momento da pegada; distribuir gatorade em copos fechado, pois houve caso de atleta ser picado na boca por abelha; apesar de ser impossível de ser equacionada a acentuada superelevação da via nos centros de cidades gera desconforto ao atleta/corredor.
No restante não deixem de participar pelo menos uma vez desta Maratona.
Apesar dos estragos ocorridos na cidade de Santiago, provocados pelo terremoto, o governo agiu rápido e reconstruiu grande parte do que ruiu.
Por falar em compras (aí lembramos das mulheres) os preços estão bem acessíveis. A comida é muito boa, farta e barata.
Não deixando sem resposta o primeiro parágrafo desta minha descrição, fiz o percurso em 02:35 horas, me classifiquei em 3985º lugar geral e 113º lugar na minha faixa etária, enfim IMPORTANTE: CHEGUEI.

Carlos Dorio Cutini

Chegou como um CAMPEÃO
Parabéns

Nenhum comentário:

Postar um comentário