sábado, 17 de março de 2012

A RENÚNCIA E DESABAFO DO PROFESSOR E ATLETA QUE LUTA PELO ATLETISMO CAPIXABA

CORREDORES VAMOS ABRAÇAR ESSA CAUSA E MANIFESTAÇÃO

JOSIMAR SILVA DEIXA A VICE PRESIDÊNCIA DA LACES

O professor de Educação Física, treinador e atleta: Josimar Silva comunica aos atletas e admiradores da LACES (Liga Atlética Colegial) sua saída do cargo de vice Presidente desta entidade, pela insatisfação de não pode trabalhar como gostaria em pró dos atletas capixaba, tal como os 10 primeiros masculino e feminino do ranking estadual de corrida de rua e do atletismo em geral, tanto escolar como as demais.

Segundo Josimar Silva, ao se chamado para fazer parte da nova diretoria desta entidade  Pensou que poderia realizar trabalhos sérios  por essa modalidade com projetos voltado para crianças e adolescentes, (principal alvo), seria este um projeto para descobrir novos talentos e mostrar o atletismo como forma de cultura, caráter e cidadania.

“ Eu penso que a Liga Atlética Colegial (LACES) deveria ser uma entidade voltada para descobrir talentos escolares, com  projeto sério de jogos escolares na modalidade do atletismo somente. Por isso resolvi renunciar.

A OPINIÃO DO PRESIDENTE DA ACORES
Josimar,

Lamento a sua insatisfação de não conseguir fazer gestão de projetos ligados ao atletismo aqui no nosso Estado do Espirito Santo. Lembro no inicio de minhas atiavidades na prática do atletismo, queo Espirito Santo competia com Minas Gerais e Bahia, de igual para igual. Tinhamos aqui os professores Tite e Passarinho e sua equipe, a frente do DEARES, com programações anuais de corrida de rua. Havia um relacionamento ótimo entre dirigentes e atletas. Mesmo assim, havia reclamações, havia discussões, havia  brigas, porém, tudo para o bem do atletismo. A Prefeitura Municipal de Vitória, tinha uma secretaria de Esporte muito atuante, que organizava o campeonato anual de corrida de rua. Chamava-se CAPIXABÃO, com ótimas premiações e medalhas de participação com brazão em alto relevo, que se destaca em beleza com as medalhas apresentadas hoje. Os gêmeos Cosme e Damião também eram representantes da Prefeitura, que elevaram a qualidade das Corridas de Rua. A Policia Militar tinha uma equipe respeitada, que fazia frente com atletas de Minas e Bahia. 

Eu era feliz e não sabia!!! Hoje, sinto saudades daquele tempo. Foi pela falta de suporte que muitas associações, como a CORRES, Corredores da Madrugada, Ascoca e outras, não obtiveram êxito pela falta de apoio, falta de orientação técnica, carência de informações e muito mais. 
Não sei se você Josimar, é daquela época. Aqui já teve 4 maratonas. A Prefeitura Municipal de Vitória promovia o CAPIXABÃO de corridas de rua. A pouco tempo, sugerí uma corrida de 28 KM. Parecia que estava sugerindo o impossível....Acho que eles estão com a razão. Não temos uma preparação desde a base. Estamos carecendo de tudo. O que existe aqui é pelo esforço individual de poucos, Chegamos ao ponto de estar na maioria das corridas daqui, a tecer todos os elogios ao Enicio, que aos 39 anos, é o melhor corredor do Espirito Santo. Onde está os atletas de 20 a 30 anos que é uma faixa que  apresenta os atletas de alto rendimento. Que alto rendimento poderemos ter aqui se não há estímulo, não há atualização conectada com o resto do mundo, não há pistas descentes para servir de laboratório, não há politicas públicas voltadas para o atletismo, direcionadas para as escolas, para as comunidades mais carentes e o povo em geral.
Aqui na Acores, temos consciencia que a prática do exercício físico é a fonte da saúde. Fazemos tudo de forma independente, com a contribuição de cada associado e para participar de eventos fora do Estado, tem que bancar os custos de inscrições, transporte e hospedagem....é assim que estamos levando a vida no atletismo.

Josimar...não desanime. Vamos sempre buscar os nossos ideais. Um dia venceremos......

Ademar Tristão Filho
Presidente da Acores

Matéria enviada pela  Acores e o Corredor Luiz Bittencourt.

Nenhum comentário:

Postar um comentário