segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Nova Coluna: Cuidado! Esporte Mata!

ANTES DE FAZER QUALQUER ATIVIDADE FISICA PROCURE ORIENTAÇÃO MÉDICA
QUE ESTA MATÉRIA SÓ SIRVA DE ALERTA.
A tragédia dá midia. Quando acontece algum caso de morte no esporte, seja de um atleta profissional ou amador, a imprensa aponta seus holofotes para o fato, como foi o caso da Maratona de Nova Iorque no ano passado, na qual um brasileiro (58 anos) e um norte-americano (66) morreram. E aí você escuta as pessoas comentando esse tema com uma visão um pouco distorcida, e até começam questionar a prática do esporte, com receio que possam ter o mesmo fim. Bobagem!
O certo é morrer doente? De tanto fumar? Acima do peso? Todos nós vamos morrer. Isso é fato. Agora cabe a cada um de nós fazer escolhas para nossas vidas e impactá-las para que possamos ter a melhor saúde e qualidade de vida enquanto estivermos por aqui. “Ele mostrou que nunca devemos desistir, esse é o seu legado”, esta foi a frase, após a fatalidade, dita pelo filho do corredor norte-americano morto em NY.
Estamos todos sobrecarregados com trabalho, pressão, concorrência cada vez mais feroz, estresse. E a melhor terapia para o alívio destas tensões é o MOVIMENTO. Não importa o esporte ou atividade que você se propõe a fazer, mas faça!
“Não tenho tempo...”. Essa é a clássica desculpa! Você tem tempo SIM! Coloque isso no TOPO da sua lista de prioridades, e verá que uma serie de mudanças de habitos irão acontecer de forma instantânea, alimentação, humor, qualidade do sono, e por aí vai.
Não estou sugerindo que você vire um chato que só pensa nisso. Equilíbrio e moderação são palavras-chave! Não precisa corer uma maratona por dia, você apenas tem 30 minutos por dia? ÓTIMO!
Gostou da brincadeira e quer fazer algo desafiador? Planeje, consulte seu médico, um treinador, curta cada conquista
Viva intensamente e faça da sua morada, seu corpo, a sua fortaleza. Mexa-se agora! Não espere até o final do ano para começar. Você pode mudar agora!
Por outro lado, se você já pratica alguma atividade, nada de exageros! Quero você ativo por muitos anos, livre de lesões. Quando tiver que descansar descanse, não vire escravo da sua planilha! Quando der aquela vontade de tomar um copo de vinho ou comer um chocolate... aproveite 100% sem culpa!
Se praticar esporte pode matar eu quero morrer disso e com certeza muito feliz nadando, correndo, pedalando, de bem com a vida!
Colunista:
31/7/2009 09:08 Por Christian Kittler chris@ativo.com - site www.ativo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário